Já faz algum tempo que estou observando alguns blogs de pessoas que resolveram não comprar nada por um ano. Me identifico muito com a ideia, e para mim, não é tão radical, visto que não costumo comprar muitas coisas mesmo. Meu consumo é com comida e produtos de higiene pessoal , e ainda assim, nada exagerado…
Hoje meu noivo me mandou este link:
Trata-se de uma família que resolveu passar um ano sem comprar nada, e não avisaram os filhos, que por sua vez, nem notaram nada. O resultado, foi algo que pra mim, não é novidade; passaram a ter mais tempo para curtir a família e os amigos. A vida passou a ser mais saudável, para eles e para o meio ambiente. (Ou para o meio ambiente e consequentemente para eles?)
Quanto à mim, como já disse, consumo muito pouco…minhas roupas são de brechós ou de trocas (valeu Brechó Vivendi) e depois que passei a adotar essas atitudes, vou parafrasear minha amiga Pâmela: Estou na minha melhor fase de roupas! Livros: digitais ou sebos! Tô bem amparada! Rolês? Os gratuitos de preferencia!
O que acontece, é que eu resolvi escrever este post porque noto em muitas pessoas que conheço, a necessidade de COMPRAR. Muitas vezes, nem é necessidade de consumir. A necessidade é de comprar, de acumular… e para manter isso, é preciso TRABALHAR, mas trabalhar muito. Trabalhar para pagar! Eu não estou falando aqui, das pessoas que tem necessidades que requerem uma determinada tecnologia, pois muitas pessoas, precisam para trabalhar…e pra que mesmo trabalhar? Ops… me parece um circulo vicioso… Deixo aqui uma provocação…
Nenhum comentário:
Postar um comentário